Sites Responsivos: O que são? Eu preciso de um?

Amist Comunicação   •   Abril, 2017

Site ou layout responsivo, ou também conhecido como site flexível é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo do usuário (PC, celular, tablet, etc).

Um site responsivo muda a sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido. Então, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam para lhe mostrar as coisas principais em primeiro lugar.

Em smartphones a navegação e experiência do usuário fica difícil e limitada tendo que usar recursos de zoom in e out para ler a página na integra. Outros detalhes como botões e menus ficam desformatados pois não foram feitos para esse dispositivo ou resolução.

Um site responsivo custa mais caro?

Depende da empresa que você contratar. No geral esta tecnologia está presente na maioria das empresas de desenvolvimento e não é cobrado valores a mais para o seu uso na criação dos websites. 

Eu preciso atualizar meu site para responsivo?

Sem dúvidas. O Google está lançando uma campanha chamada #MobileMadness onde a partir de 21 de abril a compatibilidade de um site com dispositivos móveis se tornará um fator de classificação nos resultados de buscas do Google. Hoje é fundamental que o seu site seja responsivo pela experiência de navegação que deve passar para o usuário e também para ficar adequado aos buscadores e aumentar a relevância.

Os números falam por si só

Em dezembro de 2013 a empresa Comersite baseada em 40 clientes de diversas áreas fechou com uma média de 30% dos acessos via dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Acompanhe mais alguns dados que comprovam o mercado mobile e vão fazer você repensar sobre o seu site:

  • Brasil registra quase 276 milhões de acessos mobile.
  • Sete em cada 10 usuários que acessar via celular espera no máximo 5 segundos a página abrir.
  • A cada 10 usuários que tiveram dificuldades em acessar um site mobile 4 falaram que não voltariam a tentar.
  • Mais de 15% das transações do Mercado Livre na América Latina tem origem mobile.
  • O valor médio das compras via mobile chega a 13% a mais do que as compras feitas por computador.
  • Até o final de 2014 a maioria dos sites serão acessados por dispositivos móveis.

A fórmula é simples

Se você trabalha com vendas e o seu site está com uma navegação difícil você está perdendo no mínimo 30% hoje e isso vai aumentar! O mercado web é muito dinâmico com muitas variáveis, sendo assim, se o usuário esperar muito para abrir o site ou ficar com restrições para navegar e fechar o navegador e busca outro mais fácil.

Como fazer um site responsivo?

Se você fez o seu site recentemente com uma agência ou empresa especializada faça um teste acessando via celular ou tablet para ver o comportamento dele. Caso esteja utilizando temas do WordPress busque como “layouts responsivos para wordpress” e dê preferência para estes temas.

Se estiver contratando uma empresa agora para desenvolver um novo projeto tenha esse requisito como fundamental e não abra mão de passar uma boa experiência de navegação para os usuários de tablets e smartphones pois esse número cresce diariamente.

Como testar um site responsivo

Existem dezenas de sites que simulam várias resoluções de telas para você testar o seu site. O Google também possui um site para você fazer um teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Para acessá-lo clique aqui.

Fonte:  www.comersite.com.br

By | 2017-08-21T15:50:10+00:00 agosto 13th, 2017|Design|